PODCAST FREQUÊNCIA EMERSON

domingo, 31 de março de 2019

NA SALA DE AULA

PARCERIA PROFESSOR E COORDENAÇÃO
ATIVIDADE DE REFLEXÃO 
LOGÍSTICA 3

DINÂMICA DA TEIA

 

Objetivos da Dinâmica da Teia
O principal objetivo da dinâmica da teia é mostrar aos participantes que todos eles, independente de sua função no grupo do qual façam parte, fazem parte de um mesmo conjunto e são importantes e fundamentais para que o coletivo obtenha bons resultados. A atividade mostra na prática, através de uma metáfora, que quando um deixa de fazer o seu trabalho com empenho prejudica todos os outros. Da mesma forma, a dedicação de cada um faz com que todo o grupo se torne mais forte.
Outro benefício desse exercício é o de aproximar as pessoas, levando-as a se conhecerem melhor, o que é fundamental para uma comunicação interna mais eficaz. Além disso, essa aproximação faz com que todos passem a respeitar e valorizar mais o trabalho dos colegas, o que trará muitos benefícios para o coletivo como um todo. Quanto mais amigável e de cooperação for o ambiente, melhor será para todos os que fizerem parte dele.



COORDENADOR PAULO NA CONDUÇÃO DA DINÂMICA




Funcionamento da Dinâmica da Teia
O funcionamento da dinâmica da teia é bastante simples e precisa apenas de um rolo de barbante e um espaço amplo que comporte todas as pessoas. Os participantes devem se posicionar formando um círculo (adaptável para a sala de aula com todos no mapeamento) para que a atividade possa começar.
O participante que dará início à dinâmica deverá segurar uma ponta do barbante e fazer um breve resumo sobre si, falando seu nome, sua função e mais alguma informação, como o seu hobby, por exemplo. Então, deverá permanecer segurando a ponta e entregar o rolo para outro colega. Vale lembrar que não existe uma ordem e a ideia é realmente criar uma teia, por isso é interessante passar o fio para aqueles que estão posicionados na frente.
As apresentações e a passagem do rolo de barbante devem continuar até que a última pessoa tenha participado, ela deverá entregá-lo para aquele que iniciou a atividade. Nesse momento, a teia já terá se formado e o organizador deverá pedir que todos observem a formação dessa rede, para que possam falar sobre as lições que obtiveram através do exercício.
O organizador da dinâmica pode propor diversas formas de reflexão, como pedir que alguns participantes soltem a ponta ou deixem o barbante frouxo, mostrando o quanto é importante que cada um faça a sua parte com empenho, compromisso, foco e dedicação. É interessante ouvir a opinião de cada membro sobre a atividade, para que todos possam contribuir e se integrar cada vez mais.


4 comentários:

Deixe sua contribuição para essa construção coletiva

VÍDEO: FINANÇAS 1 - APRESENTAÇÃO

Vídeo da Go Invest

Vídeo da Finance Advace

Vídeo da MW Investimento

Vídeo da SDT Transporte

Vídeo da Paper Express

Vídeo da CA Armazenagem