ATIVIDADE REALIZADA DIA 3 DE ABRIL DE 2019
CÉLULAS COOPERATIVAS NOS PLANEJAMENTOS DA BASE TÉCNICA
EEEP. MONSENHOR WALDIR LOPES DE CASTRO
PROFESSOR COORDENADOR RESPONSÁVEL: PAULO EDUARDO
PROFESSOR FACILIATDOR: EMERSON RODRIGUES
Não se ensina o que não se acredita e no caso de técnicas, o que não se vivencia.
A Metodologia da Aprendizagem Cooperativa propõe a autonomia e o protagonismo através da vivencia prática de métodos consagrados.
A Base técnica que sempre procura aprimorar suas metodologias e didáticas se propôs ao estudo e aplicação de metodologias que agregam e estimulam tanto o trabalho eficiente em equipe como a auto responsabilidade no participantes.
OFICINA DE APRENDIZAGEM COOPERATIVA
Participaram professores e coordenadores
- COMÉRCIO
- FINANÇAS
- FRUTICULTURA
- LOGÍSTICA
- MECÂNICA
- MÓVEIS
- REDES DE COMPUTADORES
PRIMEIRO MOMENTO COM ORIENTAÇÕES E FORMAÇÃO DAS CÉLULAS
SEGUNDO MOMENTO COM AS ATIVIDADES EM CÉLULAS
TERCEIRO MOMENTO COM A SOCIALIZAÇÃO NO GRANDE GRUPO
FECHAMENTO COM A ELABORAÇÃO DOS ITINERÁRIOS DE APRENDIZAGEM
O estudo dos cinco macro campos e das dezessete competências através das células cooperativas, aproveitando para apresentar a metodologia os novos integrantes da equipe.
META COLETIVA: Construir itinerário de aprendizagem pessoal para as competências socioemocionais.
META INDIVIDUAL: Conhecer os macro campos e as competências socioemocionais.
ROTEIRO
Atividade na
metodologia da aprendizagem cooperativa – Encontro da Base técnica
Professor-facilitador: EMERSON RODRIGUES
Itinerários
de aprendizagem
Mix
de técnicas da aprendizagem cooperativa
1 – Minuto de
solidariedade
Compartilhar
uma situação que tenha recebido solidariedade de alguém e o que sentiu com isso
e com o fato de compartilhar agora.
2 – Divisão das
funções e contrato de convivência
1)
Coordenador
2)
Relator
3)
Guardião
do tempo
4)
Guardião
de materiais
5)
Animador
CONTRATO
i.
Foco
na atividade
ii.
Aberto
a experiência da aprendizagem cooperativa
iii.
Não
utilização de celular
iv.
Não
se ausentar da sala
3 – Oficina
Interdependência positiva
Reflexão
sobre a interdependência dos indivíduos que vivem em sociedade, bem como a
interdependência no processo de aprendizagem.
Preenchimento
das tarjetas dos macros campos e das competências
Torna
visível seu itinerário de aprendizagem das competências
4 – Grupo de
especialista
Distribuição
das competências para os membros da célula
Estudo
individual
Socialização
do conhecimento estudado na sua célula
5 – Palco – plateia
Formação
de plateia para a apresentação das células e conhecimento de todos sobre todas
as competências.
MATERIAL
1.
5 cartolinas
2.
17
tarjas coloridas
3.
5
tarjas maiores
4.
Lista
dos macros campos e competências
5.
Pinceis
de cores diversas
6.
Fita gomado
PROCEDIMENTO
1
- Inicia-se com as orientações e
esclarecimento sobre Aprendizagem Cooperativa, funções, atividade, objetivos,
meta coletiva e meta individual.
2
– Orientação sobre os procedimentos e sobre a celebração das conquistas.
1º PASSO: formação das células, distribuição
dos materiais, orientação sobre as funções, meta coletiva e meta individual
2º PASSO: minuto solidariedade formação das
duplas e orientação sobre a atividade e sobre as práticas das funções.
3º PASSA: retorno as células para o momento
de estudo individual das competências;
4º PASSO: socialização do conhecimento
estudado na célula;
5º
PASSO: formação da plateia para socialização dos conhecimentos entre células
com a conseguinte fixação das competências nos macros campos;
6º PASSO: formação das linhas que tornam
visíveis os itinerários de aprendizagem das competências.
7º PASSO: Fechamento da atividade com a
confirmação do alcance das metas;;
8º PASSO: avaliação da atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe sua contribuição para essa construção coletiva