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sexta-feira, 22 de março de 2019

PORTFÓLIO 2018.1_PROJETOS

PROJETO SOCIAL

LOGÍSTICA EM MOVIMENTO 

Projeto idealizado e realizado pela turma de terceiro ano do curso técnico em logística.

(...)






Devemos levar em consideração a história dos municípios e seus desafios, no que diz respeito à formação das futuras gerações, destacando-se o combate às mazelas sociais como, por exemplo, a miséria, o uso de drogas lícitas e ilícitas, e o distanciamento das gerações. Dessa forma a Escola profissional busca propiciar, tanto à cidade de Marco como de Morrinhos, cidadãos capazes de transformar suas comunidades.
Para tanto é fundamental, logo no início da escola, evidenciar o déficit na aprendizagem da maioria dos alunos oriundos do ensino fundamental de toda a rede pública de nosso estado, que podemos comprovar diante dos resultados das avaliações externas como o SPAECE. Marco e Morrinhos não fogem desta regra, portanto nossa primeira e fundamental missão é trazer nossos alunos para níveis aceitáveis nas disciplinas que constituem os pilares para as demais. Em português devemos buscar uma leitura interpretativa e crítica junto com uma escrita que atenda a norma culta.
Contudo devido à fatores com tempo e orçamento a ação do projeto ocorrerá no município do Marco.
Município com origem em Santana do Acaraú e ano de criação 1951, pela lei 1.153.
Seu topônimo é uma alusão ao marco que delimita as terras entre Acaraú e Santana do Acaraú.
Em relação a situação geográfica encontra-se localizado a noroeste do estado, limitando-se ao norte com Bela Cruz, ao sul com Senador Sá e Morrinhos, a leste com Morrinhos, Acaraú e Bela Cruz e a oeste com Granja e Senador Sá.
Territorialmente tem uma área absoluta de 574, 15 km² e área relativa 0,39%. Quanto a divisão político-administrativa conta com três distritos: Marco (Sede), Panacuí e Mocambo.
Apresenta uma população estimada em 2017 de 26.981 pessoas, segundo o último censo do IBGE (2010).
A proposta do presente projeto tenciona compartilhar com a comunidade força e esperança no futuro através da formação das gerações futuras. Sendo o ponto de convergência a biblioteca municipal.
         A biblioteca de Marco foi fundada em janeiro de 1979, sendo assim chamada de biblioteca pública municipal. Na gestão do prefeito Jorge Osterno, em 2007, a mesma passou a ser denominada Professora Maria Zely Rios. O seu objetivo é desenvolver o gosto e o hábito pela leitura, criando novos leitores.  A biblioteca possui três funcionários, uma coordenadora de cultura e duas técnicas em biblioteconomia, possuindo em torno de 2.740 livros. O local não se encontra bem visitado por diversos fatores, porém alguns universitários e escolas ainda frequentam, tendo em média uma escola por mês.  O local é mantido pela prefeitura municipal de Marco, através secretária de educação e é ligada à secretaria de cultura.
 Apresenta falta de literatura juvenil e clássicos literários. Os livros antigos e com defeitos são restaurados.  A organização dos livros se encontra por meio de tombamento, classificação dos livros e etiquetas. Os livros são catalogados, mas apenas no livro de assinatura é utilizado para controle de empréstimo, pois não possuem um sistema informatizado.



Contribuir com o desenvolvimento dos jovens do município, através do apoio e incentivo à leitura, buscando o engajamento e protagonismo dos jovens em projetos na comunidade, incentivo à leitura e manutenção do bem público e em especial os livros.



Objetivo especifico 01: apoiar na conservação e tombamento do acervo da biblioteca municipal do município de Marco - Ce;
Objetivo especifico 02: apoiar na realização da tenda SESC no município do Marco – Ce;
Objetivo especifico 03: realizar visita guiada de alunos do nono ano a EEEP Monsenhor Waldir Lopes de Castro, com incentivo à leitura e estimulo a continuidade dos estudos.

 PROJETO SOCIAL

Projeto Social da Logística 3
  
PLANEJAMENTO DO PROJETO NA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA







  
MOMENTO DO PROJETO REALIZADO NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DO MARCO CE

TOMBAMENTO - CONFERENCIA DO INVENTÁRIO E REGISTRO 









 MOMENTO DE APOIO A EP PARA PARTICIPAÇÃO DA TENDA SESC

Passando nas salas conferindo que precisa solicitar documentos como CPF e RG, dentro do projeto social.









 APOIO NA LOGÍSTICA DA REALIZAÇÃO DA TENDA SESC


















  

LOGÍSTICA COM AS CRIANÇAS NA TENDA SESC










A EP PARTICIPADO DA TENDA SESC A PARTIR O PROJETO SOCIAL DA LOGÍSTICA 3







MOMENTO DE INCENTIVO A LEITURA 


PREPARAÇÃO E ORIENTAÇÃO











RECEPÇÃO DOS ALUNOS CONVIDADOS











MOMENTO DE LEITURA EM CÉLULAS NA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA - EDUCAÇÃO ENTRE PARES














MOMENTO DA VISITA GUIADA


















MOMENTO DE FINALIZAÇÃO, DESPEDIDA E SOCIALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA 






















Para que a população jovem tenha acesso as obras literárias e com isso desenvolvam o hábito da leitura. É necessário que o acervo esteja acessível e organizado para o fácil manuseio e possíveis empréstimos.
A partir dos conhecimentos em armazenagem e gestão de estoque os alunos do curso técnico em logística auxiliaram no tombamento do acervo da biblioteca municipal do município do Marco, facilitando o controle e acesso de todos as obras disponíveis.
Também é uma questão de cidadania o acesso a documentos como carteira de identidade, CPF e carteira de trabalho, bem como atividades recreativas que podem ser disponibilizadas através de parcerias entre o município e o SESC. A partir disso os alunos do curso técnico em logística apoiam a iniciativa através do auxílio em tarefas logísticas necessárias a efetivação da Tenda SESC no município do Marco.
Por fim o incentivo e continuidade dos estudos e a pratica da leitura também se mostram relevantes na formação de jovens protagonistas. Por isso os alunos do 3º B Logística acompanharam jovens de nono ano na leitura de obras clássicas de autores cearenses e em uma visita guiada pela escola profissional.


 

Potencialmente o impacto abrange toda a população, pois após o trabalho da turma na biblioteca ficou muito mais fácil o acesso as obras lá disponíveis, além de inúmeros beneficiados com a expedição de seus documentos que foi facilitada pelo apoio da turma nas atividades logísticas na ação tenda SESC e para os vinte oito alunos visitantes da Escola Municipal Manoel Osterno que tiveram uma manhã de leitura, conhecimento e reflexão sobre o futuro




 









* * * 






PROJETO SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL 
CIDADÃO FISCAL – O DESAFIO DOS TRIBUTOS

.      APRESENTAÇÃO:


É uma realidade o alheiamente da população sobre assuntos técnicos de política e economia, mesmo que sejam tão importantes para todos no presente e no futuro. Porém todos questionam o porquê de tantos tributos, para onde vão e quais benefícios trazem.

Então, em 2015, jovens educandos desenvolvendo uma pesquisa para entenderem como tudo isso funciona, quais os impactos no cotidiano e como podiam intervir inteligentemente. Com a orientação do professor de matemática fizeram cursos EaD na ESAF e ESOF e trabalharam o tema em sala. Com a continuidade da ação surge um projeto que é inscrito na feira regional de ciências.
Em 2016, com maior conhecimento dos conceitos focaram a função social dos tributos e como era importante que esse conhecimento fosse de todos. Assim, fazendo uso da metodologia da aprendizagem cooperativa começaram a disseminar o tema na escola entre os recém-chegados primeiros anos, promovendo oficinas e debates sobre o tema. Também, através de monitoria todos os envolvidos fizessem os cursos disponíveis no portal da ESAF. Novamente foram para a feira regional ganhando o segundo lugar.
Já em 2017, o projeto evoluiu e quis entender os mecanismos do controle social que reconhecem como fator chave para a participação na gestão dos gastos públicos e para uma atuação mais cidadã dos jovens e de todos da comunidade.
Assim o projeto que teve como objetivo geral explorar os conceitos da educação fiscal no tocante a função social dos tributos, bem como a disseminação desse conhecimento para o fortalecimento da consciência coletiva e atuação cidadã. E especificamente explorar os conceitos de tributo, cidadania e educação fiscal; disseminar o conhecimento sobre esses conceitos e; fomentar a consciência crítica do cidadão em relação a gestão democrática dos recursos públicos.
Para 2018 o almejado será a construção de uma ferramenta que torna prático os objetivos e a pesquisa e esforços até o memento. Um jogo que diverte e ensina. Isto é, o objetivo especifico para 2018 é a gamificação dos conteúdos pertinentes a evolução do cidadão para um cidadão fiscal atuante e mais consciente.

2.      OBJETIVOS:

2.1.   OBJETIVO ESTRATÉGICO:

Explorar os conceitos da educação fiscal no tocante a função social dos tributos, bem como a disseminação desse conhecimento para o fortalecimento da consciência coletiva e atuação cidadã.

2.2.   OBJETIVOS ESPECÍFICOS:


2.2.1. Objetivo Específico nº. 1: Explorar os conceitos de tributo, cidadania e educação fiscal, disseminar o conhecimento sobre os tributos, educação fiscal e cidadania;



2.2.2. Objetivo Específico nº. 2: Elaborar jogos com a temática educação fiscal;


2.2.3. Objetivo Específico nº. 3: Construir um joga para celular gamificando os temas sobre cidadania fiscal e a importância dos tributos.

 

PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO  







PESQUISA E DESENVOLVIMENTO









 




ORIENTAÇÃO NO INTERVALO

DEDICAÇÃO TOTAL






REGISTRO E ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS 







  


Ainda com entusiasmos e dedicação para realização das ações para o segundo semestre.








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