LOGÍSTICA EM MOVIMENTO
Projeto idealizado e realizado pela turma de terceiro ano do curso técnico em logística.
(...)
Devemos levar em consideração a história dos municípios e
seus desafios, no que diz respeito à formação das futuras gerações, destacando-se
o combate às mazelas sociais como, por exemplo, a miséria, o uso de drogas
lícitas e ilícitas, e o distanciamento das gerações. Dessa forma a Escola
profissional busca propiciar, tanto à cidade de Marco como de Morrinhos, cidadãos
capazes de transformar suas comunidades.
Para tanto é fundamental, logo no início da escola, evidenciar
o déficit na aprendizagem da maioria dos alunos oriundos do ensino fundamental
de toda a rede pública de nosso estado, que podemos comprovar diante dos
resultados das avaliações externas como o SPAECE. Marco e Morrinhos não fogem
desta regra, portanto nossa primeira e fundamental missão é trazer nossos
alunos para níveis aceitáveis nas disciplinas que constituem os pilares para as
demais. Em português devemos buscar uma leitura interpretativa e crítica junto
com uma escrita que atenda a norma culta.
Contudo devido à fatores com tempo e orçamento a ação do
projeto ocorrerá no município do Marco.
Município com origem em Santana do Acaraú e ano de criação
1951, pela lei 1.153.
Seu topônimo é uma alusão ao marco que delimita as terras
entre Acaraú e Santana do Acaraú.
Em relação a situação geográfica encontra-se localizado a
noroeste do estado, limitando-se ao norte com Bela Cruz, ao sul com Senador Sá
e Morrinhos, a leste com Morrinhos, Acaraú e Bela Cruz e a oeste com Granja e
Senador Sá.
Territorialmente tem uma área absoluta de 574, 15 km² e área
relativa 0,39%. Quanto a divisão político-administrativa conta com três
distritos: Marco (Sede), Panacuí e Mocambo.
Apresenta uma população estimada em 2017 de 26.981 pessoas,
segundo o último censo do IBGE (2010).
A proposta do presente projeto tenciona compartilhar com a
comunidade força e esperança no futuro através da formação das gerações
futuras. Sendo o ponto de convergência a biblioteca municipal.
A biblioteca de Marco foi
fundada em janeiro de 1979, sendo assim chamada de biblioteca pública municipal.
Na gestão do prefeito Jorge Osterno, em 2007, a mesma passou a ser denominada
Professora Maria Zely Rios. O seu objetivo é desenvolver o gosto e o hábito
pela leitura, criando novos leitores. A
biblioteca possui três funcionários, uma coordenadora de cultura e duas
técnicas em biblioteconomia, possuindo em torno de 2.740 livros. O local não se
encontra bem visitado por diversos fatores, porém alguns universitários e
escolas ainda frequentam, tendo em média uma escola por mês. O local é mantido pela prefeitura municipal
de Marco, através secretária de educação e é ligada à secretaria de cultura.
Apresenta falta de literatura juvenil e
clássicos literários. Os livros antigos e com defeitos são restaurados. A organização dos livros se encontra por meio
de tombamento, classificação dos livros e etiquetas. Os livros são catalogados,
mas apenas no livro de assinatura é utilizado para controle de empréstimo, pois
não possuem um sistema informatizado.
Contribuir com o
desenvolvimento dos jovens do município, através do apoio e incentivo à
leitura, buscando o engajamento e protagonismo dos jovens em projetos na
comunidade, incentivo à leitura e manutenção do bem público e em especial os
livros.
Objetivo especifico 01:
apoiar na conservação e tombamento do acervo da biblioteca municipal do
município de Marco - Ce;
Objetivo especifico 02:
apoiar na realização da tenda SESC no município do Marco – Ce;
Objetivo especifico 03:
realizar visita guiada de alunos do nono ano a EEEP Monsenhor Waldir Lopes de
Castro, com incentivo à leitura e estimulo a continuidade dos estudos.
PROJETO SOCIAL
Projeto Social da Logística 3 |
PLANEJAMENTO DO PROJETO NA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA
MOMENTO DO PROJETO REALIZADO NA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL DO MARCO CE
TOMBAMENTO - CONFERENCIA DO INVENTÁRIO E REGISTRO
MOMENTO DE APOIO A EP PARA PARTICIPAÇÃO DA TENDA SESC
Passando nas salas conferindo que precisa solicitar documentos como CPF e RG, dentro do projeto social.
APOIO NA LOGÍSTICA DA REALIZAÇÃO DA TENDA SESC
LOGÍSTICA COM AS CRIANÇAS NA TENDA SESC
A EP PARTICIPADO DA TENDA SESC A PARTIR O PROJETO SOCIAL DA LOGÍSTICA 3
MOMENTO DE INCENTIVO A LEITURA
PREPARAÇÃO E ORIENTAÇÃO
RECEPÇÃO DOS ALUNOS CONVIDADOS
MOMENTO DE LEITURA EM CÉLULAS NA METODOLOGIA DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA - EDUCAÇÃO ENTRE PARES
MOMENTO DA VISITA GUIADA
MOMENTO DE FINALIZAÇÃO, DESPEDIDA E SOCIALIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA
Para que a população jovem
tenha acesso as obras literárias e com isso desenvolvam o hábito da leitura. É
necessário que o acervo esteja acessível e organizado para o fácil manuseio e
possíveis empréstimos.
A partir dos conhecimentos em
armazenagem e gestão de estoque os alunos do curso técnico em logística
auxiliaram no tombamento do acervo da biblioteca municipal do município do
Marco, facilitando o controle e acesso de todos as obras disponíveis.
Também é uma questão de
cidadania o acesso a documentos como carteira de identidade, CPF e carteira de
trabalho, bem como atividades recreativas que podem ser disponibilizadas
através de parcerias entre o município e o SESC. A partir disso os alunos do
curso técnico em logística apoiam a iniciativa através do auxílio em tarefas
logísticas necessárias a efetivação da Tenda SESC no município do Marco.
Por fim o incentivo e
continuidade dos estudos e a pratica da leitura também se mostram relevantes na
formação de jovens protagonistas. Por isso os alunos do 3º B Logística
acompanharam jovens de nono ano na leitura de obras clássicas de autores
cearenses e em uma visita guiada pela escola profissional.
Potencialmente o impacto abrange toda a
população, pois após o trabalho da turma na biblioteca ficou muito mais fácil o
acesso as obras lá disponíveis, além de inúmeros beneficiados com a expedição
de seus documentos que foi facilitada pelo apoio da turma nas atividades
logísticas na ação tenda SESC e para os vinte oito alunos visitantes da Escola
Municipal Manoel Osterno que tiveram uma manhã de leitura, conhecimento e
reflexão sobre o futuro
* * *
PROJETO SOBRE EDUCAÇÃO FISCAL
CIDADÃO FISCAL – O
DESAFIO DOS TRIBUTOS
. APRESENTAÇÃO:
É uma realidade o
alheiamente da população sobre assuntos técnicos de política e economia, mesmo
que sejam tão importantes para todos no presente e no futuro. Porém todos
questionam o porquê de tantos tributos, para onde vão e quais benefícios
trazem.
Então, em 2015,
jovens educandos desenvolvendo uma pesquisa para entenderem como tudo isso
funciona, quais os impactos no cotidiano e como podiam intervir
inteligentemente. Com a orientação do professor de matemática fizeram cursos
EaD na ESAF e ESOF e trabalharam o tema em sala. Com a continuidade da ação
surge um projeto que é inscrito na feira regional de ciências.
Em 2016, com maior
conhecimento dos conceitos focaram a função social dos tributos e como era
importante que esse conhecimento fosse de todos. Assim, fazendo uso da
metodologia da aprendizagem cooperativa começaram a disseminar o tema na escola
entre os recém-chegados primeiros anos, promovendo oficinas e debates sobre o
tema. Também, através de monitoria todos os envolvidos fizessem os cursos
disponíveis no portal da ESAF. Novamente foram para a feira regional ganhando o
segundo lugar.
Já em 2017, o
projeto evoluiu e quis entender os mecanismos do controle social que reconhecem
como fator chave para a participação na gestão dos gastos públicos e para uma
atuação mais cidadã dos jovens e de todos da comunidade.
Assim o projeto
que teve como objetivo geral explorar os conceitos da educação fiscal no
tocante a função social dos tributos, bem como a disseminação desse
conhecimento para o fortalecimento da consciência coletiva e atuação cidadã. E
especificamente explorar os conceitos de tributo, cidadania e educação fiscal; disseminar o
conhecimento sobre esses conceitos e; fomentar a consciência crítica do cidadão em
relação a gestão democrática dos recursos públicos.
Para 2018 o
almejado será a construção de uma ferramenta que torna prático os objetivos e a
pesquisa e esforços até o memento. Um jogo que diverte e ensina. Isto é, o
objetivo especifico para 2018 é a gamificação dos conteúdos pertinentes a
evolução do cidadão para um cidadão fiscal atuante e mais consciente.
2. OBJETIVOS:
2.1. OBJETIVO ESTRATÉGICO:
Explorar os conceitos
da educação fiscal no tocante a função social dos tributos, bem como a
disseminação desse conhecimento para o fortalecimento da consciência coletiva e
atuação cidadã.
2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
2.2.1. Objetivo Específico nº. 1: Explorar os conceitos de tributo, cidadania e educação fiscal, disseminar o conhecimento sobre os tributos, educação fiscal e cidadania;
2.2.2. Objetivo Específico nº. 2: Elaborar jogos com a temática educação fiscal;
2.2.3. Objetivo Específico nº. 3: Construir um joga para celular gamificando os temas sobre cidadania fiscal e a importância dos tributos.
PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO
PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
ORIENTAÇÃO NO INTERVALO
DEDICAÇÃO TOTAL
REGISTRO E ORGANIZAÇÃO DAS IDEIAS
Ainda com entusiasmos e dedicação para realização das ações para o segundo semestre.
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